Pub
Pub
artigo
imprimir

Saiba o que fazer para prevenir a aterosclerose

A aterosclerose é um processo no qual há deposição de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e que pode dificultar a circulação do sangue. Neste artigo vamos falar sobre como podemos prevenir a aterosclerose.

A aterosclerose é causada pela acumulação de gordura no interior das grandes e médias artérias do nosso corpo. À medida que se vai depositando dentro dos vasos sanguíneos, esse material gorduroso pode formar placas. A placa de ateroma pode obstruir parcial ou totalmente a passagem do sangue ou então romper, formando um trombo. À medida que crescem, as placas vão tornando a parede mais espessa, reduzindo ou bloqueando a circulação de sangue no seu interior. Quando rompem, as placas dão origem a um trombo (coágulo em circulação) que se pode instalar num vaso mais pequeno e bloquear a circulação sanguínea de forma muito repentina. E pode levar a problemas como o enfarte agudo do miocárdio ou o acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, vamos aprender a prevenir a aterosclerose?

O que pode causar aterosclerose?

Existem muitos fatores de risco para o desenvolvimento de aterosclerose como, por exemplo:

 

 

Qualquer uma destas situações pode lesar a parede arterial o que, por sua vez, atrai células inflamatórias para o local. Num processo de transformação, estas juntam-se a células de colesterol, formando lentamente um depósito irregular de gordura. Isto é,  a tal chamada placa de ateroma.

 

Existem ainda outros fatores de risco que não podem ser modificados, tais como a idade, sexo masculino e história na família de aterosclerose.

Como posso prevenir a aterosclerose?

Cuidado com os excessos

 

Se nos apercebermos que temos algum dos fatores de risco acima mencionado, devemos fazer por os modificar. Ou seja,  no caso de ser fumador, deve diminuir o consumo de cigarros por dia e, assim que possível, parar por completo. Sabe-se que quanto maior a número de cigarros fumados e o número de anos de consumo, maior o risco de ter doenças relacionadas com a aterosclerose. Por sua vez, o consumo moderado a excessivo de álcool também deve ser reduzido.

 

Cuidado com o peso e faça mais exercício

 

Se por outro lado tem excesso de peso ou obesidade, muito provavelmente terá um estilo de vida sedentário. Uma das formas de contrariar essa tendência é iniciar a prática de exercício físico de intensidade moderada a intensa pelo menos durante 30 minutos por dia, cerca de 5 vezes por semana. O exercício físico diminui a gordura localizada, diminui o peso e, dessa forma, ajuda a prevenir a aterosclerose.

artigo

562.

Saiba o que fazer para prevenir a aterosclerose

Cuidado com a alimentação

 

Além disso, deve adotar uma dieta equilibrada, com consumo regular e diário de frutas e legumes. As fibras, por exemplo, são benéficas porque reduzem os níveis de colesterol. Deste modo, deve-se reduzir a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono e, dentro destes, optar pelos que têm mais fibra e menos glicose. Em relação às gorduras, existem várias fontes de gorduras saturadas que devem ser evitadas, tais como carnes vermelhas, lacticínios, alimentos processados, fritos ou assados, fast food, bolachas ou biscoitos. Por outro lado, devem ser consumidas gorduras insaturadas com moderação, sendo estas encontradas em frutos secos, cereais integrais, leguminosas, azeitonas/azeite, ovos, salmão, cavala ou atum, de preferência cozinhados a vapor ou grelhados. Sabe-se, ainda, que utilizar alimentos ricos em proteína de soja ou suplementos de levedura de arroz vermelho podem ter benefícios na prevenção da aterosclerose. A ingestão de sal deve ser reduzida para menos de 5 gramas por dia.

 

Cuidado com o estado de saúde geral

 

Por outro lado, se tem diabetes, hipertensão arterial ou colesterol elevado deve tentar controlar a doença. Seja com o tratamento instituído, seja com medidas de estilo de vida saudável, é importante controlar estas doenças para controlar a aterosclerose.

 

Concluindo, a melhor forma de prevenir a aterosclerose é adotar um estilo de vida saudável. Deve ainda fazer uma avaliação regular da tensão arterial, bem como análises ao sangue com medição dos valores de glicose e colesterol, principalmente a partir dos 40 anos.

 

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte