Sinais da diabetes que se veem na pele
A diabetes é uma doença crónica que afeta vários órgãos, incluindo a pele. Hoje mostramos-lhe 5 sinais de alarme a que deve estar atento.
A pele é a nossa primeira barreira de proteção do organismo face ao exterior e é, também, o nosso maior órgão, com cerca de 1,86 m². Além das suas funções protetoras, a pele ajuda a regular e a manter a temperatura corporal, além de nos permitir distinguir entre diferentes sensações.
Complicações na pele
As estatísticas mostram-nos que entre 30 a 70% das pessoas com diabetes (tanto diabetes tipo 1, como tipo 2) vão desenvolver uma complicação da doença na pele em algum momento da sua vida. De facto, existem diversas manifestações dermatológicas que têm sido associadas à diabetes e, se algumas são problemas que qualquer pessoa pode ter, outras ocorrem sobretudo, se não apenas, em quem tem diabetes.
Não raro, o aparecimento de sinais de diabetes na pele está relacionado com o descontrolo glicémico, ou seja, com níveis de açúcar no sangue elevados.
Sinais de descontrolo glicémico
É frequente surgirem quando:
- Alguém tem diabetes ou pré-diabetes por diagnosticar
- Há um fraco controlo dos níveis de açúcar no sangue
- O tratamento para a diabetes necessita de ser ajustado.
Atenção!
Os sinais de diabetes na pele variam em severidade e extensão, podendo ter implicações que vão desde o desconforto estético até a condições que podem pôr a vida em risco.
Mantenha o controlo glicémico
Níveis de açúcar no sangue elevados tendem a fazer com que a pele fique mais seca e com menos capacidade para lutar contra os microrganismos, o que aumenta o risco de infeções. Se tiver sinais da diabetes na pele que desconhece ou que não consegue tratar, não deixe de consultar um dermatologista para obter o melhor diagnóstico e tratamento para o seu caso.
Reconhecer e tratar os problemas dermatológicos o quanto antes é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos doentes e, sobretudo, para evitar a progressão para situações mais graves.
De seguida, conheça sinais da diabetes na pele que servem como um alarme de que algo não está bem:
Junte-se à comunidade Diabetes 365º!
American Academy of Dermatology (AAD)
Rosan and Yosipovitch, et al. 2018
American Diabetes Association (ADA)
Mendes, Miot and Junior, et al. 2018
WebMD