Pub
Pub
artigo
imprimir

A diabetes dá cansaço e eis o porquê

Existe evidência de que a diabetes pode estar associada ao cansaço. Mas porque é que isto acontece? Será só devido às variações glicémicas? Hoje vamos perceber tudo isto.

A maior fonte de energia do nosso corpo humano é o açúcar que encontramos nos hidratos de carbono. O principal papel da hormona insulina é transportar esse açúcar para dentro das células, onde ocorre a transformação em energia. A diabetes é uma doença em que ocorre um aumento dos níveis de glicose no sangue. No entanto, a quantidade de glicose nas células mantém níveis baixos. Devido a este facto, pode haver uma fome excessiva e um cansaço aumentado. Esta deficiência ou não produção da insulina, faz com que o açúcar permaneça no sangue, levando ao cansaço físico e à sensação de sono iminente. Para além destes sintomas, o diabético pode sentir mais sede (polidipsia) e poliúria, ou seja, necessidade de ir várias vezes à casa de banho urinar.

Vamos entender melhor o cansaço provocado pela diabetes

A sensação de cansaço pode estar relacionada com a diabetes. Isto ocorre porque a glicose que está em circulação no sangue não vai diretamente para as células na quantidade adequada. E isto leva a falta de energia para o corpo realizar as funções e atividades do dia a dia. Além do cansaço, a diabetes também pode provocar dores no corpo.

 

O excesso de glicose no sangue pode levar a emagrecimento, aumento da micção e diminuição da massa muscular. Por estes motivos há também cansaço muscular. Para controlar este cansaço persistente, é fundamental a ajuda de um médico assistente.

 

Uma alimentação desequilibrada é um dos fatores responsáveis pelo aumento do nível de açúcar no sangue. A falta de atividade física também contribui para a hiperglicemia. O nosso corpo pode dar sinais, como o cansaço, de que o açúcar sanguíneo está em níveis elevados no sangue.

 

Na presença de cansaço que não resolve, o melhor é procurar ajuda médica. Quando o nível de açúcar no sangue está alto, acontece uma coisa curiosa. A produção de insulina no corpo não consegue processar toda a glicose que recebe e, por isso, a substância não entra nas células como deveria. Assim, há falta energia necessária para as atividades quotidianas e o resultado é mais cansaço.

 

Concluindo, é muito importante uma boa monitorização glicémica, uso adequado da medicação indicada pelo médico assistente e cuidados alimentares, para que tenha a sua diabetes controlada e com o mínimo de sintomas possível.

artigo

Os sintomas da diabetes tipo 2 explicados

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte