Pub
Pub
artigo
imprimir

A diabetes faz cair o cabelo?

A maioria das pessoas pode chegar a perder 50 a 100 cabelos por dia sem se aperceber, enquanto outras poderão perder ainda mais.
Este número pode variar de pessoa para pessoa, mas será que a diabetes pode aumentar a queda de cabelo? Descubra mais neste artigo!

A queda de cabelo, ou alopécia (termo médico que o descreve), é um processo natural, que faz parte do ciclo de vida do cabelo e que, habitualmente, não requer preocupação. Este processo é influenciado por fatores como o género, a história familiar, a estação do ano e, até mesmo, o volume de cabelo. Contudo, uma dúvida frequente é: será que a diabetes faz cair o cabelo?

 

Sabemos que vários fatores modificáveis podem ter peso na quantidade de cabelo que perdemos, influenciando o processo de outra forma seria normal:

 

  • Stresse
  • Dietas restritivas e carências nutricionais
  • Flutuações de peso
  • Fatores hormonais
  • Presença de doença
artigo

216.

4 técnicas de relaxamento para reduzir o stresse

Será que podemos dizer que a diabetes faz parte deste grupo de fatores?

A diabetes pode aumentar a queda de cabelo?

A diabetes é uma doença que se carateriza por uma tendência a valores de glicemia (açúcar no sangue) elevados, com implicações ao nível da eficiência da circulação do sangue. Este fator pode afetar múltiplos sistemas, assim como causar danos a vários tecidos, ente eles, o capilar. Uma vez que, o ciclo de vida do cabelo está dependente da irrigação do folículo piloso, condições que interfiram com este fator, como pode ser o caso da diabetes, em especial, se mal controlada, podem potenciar a queda de cabelo.

 

Por outro lado, o excesso de peso, que muitas vezes está presente no doente com diabetes, pode também contribuir para desregulação hormonal, com efeitos prejudiciais, bem estabelecidos, para a queda de cabelo.

Podemos então afirmar que a diabetes faz cair o cabelo?

A diabetes pode contribuir através de vários mecanismos para o agravamento da queda de cabelo, embora esta seja uma área onde o conhecimento ainda está pouco consolidado. Algumas das estratégias para tentar prevenir ou até mesmo reverter esta influência negativa passam pelo controlo da doença, através de:

 

 

Se tem diabetes, é recomendável que se aconselhe com o seu médico se notar alterações no seu padrão de queda do cabelo. Além disso, fale sempre com o seu médico antes de tomar de suplementos ou produtos naturais.

 

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • WebMD

  • Coogan P, et al., 2019.

artigo
imprimir
anterior seguinte