Pub
Pub
artigo
imprimir

A diabetes pode causar tonturas?

Por vezes, as pessoas com diabetes sentem tonturas. Mas estarão relacionadas com a doença? Afinal, as tonturas podem ser causadas por outros problemas.

A diabetes pode causar tonturas. No entanto, como é uma doença com tantas complicações, pode causá-las por vários motivos, afetando diferentes partes do corpo.

Tonturas: um sintoma comum a muitas doenças

Na prática, uma tontura é definida como sendo um episódio de instabilidade e falta de equilíbrio, que resulta de algo que afeta o cérebro ou os ouvidos (que têm influência no equilíbrio). No entanto, as tonturas podem também ser sintoma de muitas outras coisas que não a diabetes. Assim sendo, é essencial ter um diagnóstico médico correto.

Como a diabetes pode causar tonturas

No caso que nos é mais caro, dizemos que a diabetes pode causar tonturas por vários motivos. Em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre cada um deles:

 

Baixa pressão arterial ou hipotensão postural

 

Por vezes, o facto do coração bombear o sangue de forma menos eficiente, faz com que este tenha mais dificuldade em chegar ao cérebro. Por conseguinte, surgem as tonturas, sobretudo, quando a pessoa se levanta de repente após estar sentada ou deitada, o que provoca aquela sensação do espaço a girar, de desequilíbrio ou de desmaio.

 

Há uma doença chamada de hipotensão ortostática (ou postural) que se define pela queda excessiva da pressão arterial quando se assume uma posição de pé (isto é, a posição ortostática – daí o nome). Isto envolve queda da pressão arterial «máxima» em mais de 20 mmHg, e/ou a queda da pressão arterial «mínima» acima de 10 mmHg. Ora acontece que é mais provável os diabéticos terem este problema, o que faz com que a relação com as tonturas possa daqui advir.

 

Outras causas são a neuropatia diabética e a toma de medicação para a hipertensão, comum também em muitos diabéticos, e que pode levar a reduções de pressão arterial em excesso.

 

Glicemia alta e desidratação

 

A diabetes pode causar tonturas ainda devido aos valores altos de açúcar no sangue que podem ocorrer nos doentes diabéticos. Estes valores elevados podem causar poliúria, um termo que se refere à frequente vontade de urinar, o que pode levar a desidratação pela necessidade que o corpo tem de expulsar a glicose a mais pela via urina.

artigo

Os perigos de entrar em desidratação

Os níveis baixos de água no corpo fazem com o que cérebro não funcione bem e cause ligeiras dores de cabeça.

 

Hipoglicemia

 

Por outro lado, a diabetes pode causar tonturas devido a níveis muito baixos de açúcar no sangue, ou seja, de hipoglicemia. Isto faz com que as células não possam funcionar de forma correta, levando a vários sintomas como, por exemplo, as tonturas.

 

Medicação

 

Como já vimos, a medicação para a pressão arterial pode causar o sintoma. Mas mesmo a própria medicação para a diabetes pode causar um efeito semelhante. Isto é, podem causar episódios de glicemia baixa, fazendo assim com que surjam tonturas.

 

Alguns antibióticos podem também ter este efeito secundário. No entanto, lembre-se: não deixe nunca de tomar a medicação prescrita pelo médico. Por isso, pode (e deve!) falar com o médico ou farmacêutico no sentido de lhe explicar o que está a sentir para que se possa aferir se o mesmo é normal e se se pode fazer algo que possa reduzir os sintomas.

 

Patologia vestibular

 

No ouvido interno, há uma zona chamada labirinto que é o responsável por manter o equilíbrio. Segundo consta, nos diabéticos, a doença que afeta esta zona do ouvido – a patologia vestibular – é mais prevalente.

Quando falar com o médico

Se sente tonturas que são recorrentes ou que persistem deve consultar o médico. Ele vai fazer-lhe perguntas e os exames necessários para despistar se é a diabetes que pode estar a causar as tonturas. E, se não, vai ajudar a perceber o que está por detrás.

 

Desta forma, se puder manter um diário das suas tonturas, irá ajudar a um diagnóstico mais fácil.

 

Junte-se ao grupo de pessoas que seguem a Diabetes 365º!

Referências
  • Practical Diabetes

  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

  • Diabetes UK

artigo
imprimir
anterior seguinte