A importância de comer sopa
A sopa traz inúmeros benefícios para a saúde: ajuda a controlar o peso e o apetite, participa na hidratação e é uma fonte de consumo de alguns dos nutrientes mais importantes. Veja aqui algumas sugestões de como incluir mais sopas no seu dia a dia.

De acordo com a Associação Portuguesa de Nutrição (APN), a sopa é «mais que um alimento, um prato de saúde».
É um alimento mais ou menos líquido preparado com uma variedade de ingredientes, geralmente vegetais aos quais podem ser adicionados peixe, carne ou cereais (triturados ou não), cozidos em água fervente. A sopa come-se geralmente ao início da refeição como entrada, mas pode ser servida como prato principal caso contenha alimentos de vários grupos alimentares, como é o caso de caldeiradas, ensopados e jardineiras. Existem relatos que a sopa se consumia já na pré-história, preparada dentro de poças de água quente vulcânica, juntando água, pão e restos de alimentos. Já nesta época a sopa era considerado um elemento saudável e por vezes medicinal.
Sopa: uma escolha saudável
A sopa é considerada uma escolha alimentar extremamente saudável por várias razões. Em primeiro lugar é uma fonte de baixo consumo de teor calórico de vários dos nutrientes mais importantes: vitaminas, minerais e fibras. A vitaminas ajudam no desenvolvimento e manutenção dos processos orgânicos; os minerais servem para o bom funcionamento e renovação de tecidos e células nervosas; e as fibras apoiam no controlo de glicemia e colesterol, regulando apetite e trânsito intestinal. O processo de ferver, desde que não seja demasiado demorado, permite preservar os nutrientes dos ingredientes, que são recolhidos e aproveitados no caldo.
Adicionalmente, é uma fonte importante de hidratação, uma vez que é constituída em grande parte por água e hortaliças, também ricas em água. Comer sopa em todas as refeições pode ser uma ótima estratégia para alcançar o consumo de água diário recomendado. Uma boa hidratação é fundamental para o correto funcionamento do sistema nervoso, urinário, digestivo e cardiovascular, para o trânsito intestinal e para a regulação da temperatura corporal.

Finalmente, é um importante aliado no controlo de peso. Quando consumida ao início da refeição promove a saciedade, ajudando a controlar a quantidade de alimentos consumidos a seguir.
E muito prática
Além dos benefícios em saúde a sopa é um alimento que tem muitas vantagens a nível prático. Para começar, é de fácil preparação, confeção e consumo. De facto, a sua consistência líquida ou semilíquida permite que seja consumida também por pessoas que têm dificuldade de mastigação, como os bebés ou as pessoas em idade avançada. Ao mesmo tempo, permite juntar várias tipologias de hortícolas e outros alimentos do grupo alimentar na mesma refeição. Quando consumida ao almoço e jantar pode permitir alcançar os 400 g de ingestão diária de hortícolas recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
3 Dicas para incluir mais vezes sopa no seu dia a dia
1. Cozinhe-a em grandes quantidades.
Uma das razões pelas quais as pessoas não consomem sopa é porque não têm tempo para a preparar. Caso não tenha muito tempo no seu dia a dia, prepare no início da semana uma quantidade suficiente para várias refeições. Deverá ter os seguintes cuidados na conservação: coloque a sopa no frigorífico depois de tê-la deixado arrefecer. Nas refeições seguintes aqueça apenas o que vai consumir e não a totalidade preparada. A sopa pode ser conservada no frigorifico 3-4 dias. Também pode congelá-la em porções individuais. Nesse caso deverá deixar descongelar a sopa no frigorifico e fervê-la antes de a consumir. Pode ser conservada no congelador 2-3 meses.
2. Opte por hortícolas congeladas se não tem disponibilidade para adquirir ou conservar hortícolas frescas.
As hortícolas congeladas são opções saudáveis em que o processo permite preservar a qualidade nutricional dos alimentos. Quando quiser preparar a sopa, coloque a quantidade necessária de hortícolas congeladas numa panela cheia de água salgada (cuidado com excesso!), e cozinhe por cerca de 20-40 minutos, dependendo dos ingredientes.
3. Variedade, variedade, variedade.
Existem tantas receitas de sopa quantos ingredientes com os quais as preparar. Caso não ache as sopas de nabiças e feijão verde, ou os cremes de cenoura e espinafres, muito interessantes, procure alternativas e seja criativo nas combinações. Finalmente, qualquer ingrediente pode transformar-se em sopa desde que dê para ferver e liquidificar (já experimentou a sopa de batata-doce e pimento vermelho?).
A sopa é um prato que existe em todas as culturas gastronómicas. Procure online as receitas para fazer as mais tradicionais em diferentes países: um Gazpacho (España), um Minestrone (Italia), uma Sopa de Tortilla (México), um Goulash (Hungria) ou uma Sopa de Cebola Gratinada (França). Não se vai arrepender.
Junte-se à comunidade Diabetes 365º!
Associação Portuguesa de Nutrição (APN)
Organização Mundial de Saúde
Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável