Pub
Pub
video
imprimir

Acha que sabe o que é a diabetes?

Há cada vez mais casos de diabetes em todo o mundo e, por isso, quisemos saber o que sabem afinal os portugueses sobre a doença.
E aí desse lado, acha que sabe o que é a diabetes?

De um modo geral, a diabetes é uma doença metabólica crónica caracterizada por elevados níveis de glicose (açúcar) no sangue. A glicose é, na verdade, a fonte de energia que o organismo precisa para o seu bom funcionamento. No entanto, quando atinge níveis sanguíneos elevados tem um impacto negativo na saúde. Há vários tipos desta doença, mas em todos a elevação dos níveis de glicose no sangue (também conhecida por glicemia) é uma constante.

 

A origem da glicemia varia consoante o tipo de diabetes, mas em regra geral está relacionada com a ausência ou dificuldade de o organismo utilizar corretamente a insulina, uma hormona segregada pelo pâncreas. A diabetes insipidus, um tipo mais raro e menos conhecido, é uma exceção, sendo provocada sobretudo por um problema noutra hormona, a vasopressina, que regula o volume de fluidos do organismo.

 

A insulina é, contudo, o eixo central da grande maioria dos casos de diabetes. Os alimentos que ingerimos são transformados em glicose e é, então, que a insulina entra em cena: ajuda a glicose a entrar para as células onde será utilizada. Num organismo sem diabetes, quando a glicemia aumenta após as refeições é produzida a quantidade necessária de insulina para regular os valores e garantir que a glicose é utilizada pelas células. Contudo, quando o organismo não tem insulina suficiente ou não consegue utilizá-la, a glicose açúcar permanece no sangue, sem que o organismo a possa utilizar.

Tipos de diabetes

Os tipos de diabetes mais comuns são a tipo 1 e a tipo 2, apesar de existirem outros, como por exemplo a diabetes gestacional, a diabetes MODY ou a diabetes LADA. 

artigo

20.

Os tipos de diabetes menos conhecidos

A diabetes tipo 1, também muitas vezes chamada de infantil ou juvenil, tende a surgir nos mais novos, mas pode surgir em qualquer idade. Este tipo é de origem autoimune, surgindo quando o sistema imunitário ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Incapaz de produzir insulina, o organismo sofre um rápido aumento dos níveis de glicemia, passando a necessitar da administração diária da hormona. O que desencadeia esta reação autoimune do próprio organismo é ainda um mistério científico por resolver.

 

A diabetes tipo 2 é o tipo mais comum. Apesar de poder surgir em qualquer idade, tende a afetar sobretudo a população adulta e sabe-se que o risco aumenta com o avançar do tempo. Este tipo está muito associado ao estilo de vida e, apesar de o organismo ser capaz de produzir insulina, a hormona deixa de ser suficiente ou de ser capaz de ajudar a glicose a entrar nas células. Assim, torna-se necessário iniciar tratamentos capazes de reduzir os níveis de glicemia.

 

Agora que já sabe o que é, continue a testar o seu conhecimento. Quem é que acha que tende a ter mais a doença, homens ou mulheres?

Fontes

Referências

  • Diabetes Research Institute Foundation
  • Diabetes UK
  • Agency for healthcare research and quality
  • National Health system
  • National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases
video
imprimir
anterior seguinte