Pub
artigo
imprimir

Biblioteca 365º: a diabetes e o rim

O rim é um órgão muito afetado na diabetes. Com um grande papel no controlo glicémico. Aqui encontra os artigos já publicados sobre o tema.

Patrocinado por

A Biblioteca 365º é uma rubrica que reúne os principais artigos sobre um tema específico associado à diabetes. Estas coleções vão ajudá-lo a encontrar mais facilmente os artigos que procura e a compreender cada temática, neste caso sobre o rim, um dos órgãos mais afetados na diabetes.

 

Os rins são dos órgãos mais importantes no nosso corpo. Na diabetes, acontece que eles têm um papel ainda mais importante, tudo porque são fundamentais no controlo da glicemia. Por sua vez, a diabetes tem também várias consequências para a saúde dos rins. Por isso, complicações como a doença renal diabética são comuns na diabetes. Outras, são por ela agravadas como a doença renal crónica.

 

Por isso, navegue pela nossa Biblioteca 365º para encontrar os vários artigos que temos publicados sobre o papel dos rins e a saúde renal. Mas também sobre as doenças renais que mais devem preocupar os doentes. E por fim, os que ajudam a mostrar que prevenir é possível.  

O papel do rim na diabetes

Sabia que existe uma relação entre diabetes e o rim? É verdade! Afinal, a estabilidade dos valores de glicemia (quantidade de açúcar no sangue) é determinada pelo equilíbrio entre a «entrada» e a «saída» de glicose da circulação. E pela forma como ela é por vezes reabsorvida. O rim está envolvido nestes 3 processos distintos. De forma mais detalhada, este artigo explica-lhe como:

artigo

371.

Diabetes e rins: o seu papel no controlo da glicemia

Por outro lado, na presença de diabetes, a saúde dos rins também fica prejudicada. Os níveis de glicemia elevados de forma constante obrigam o rim a trabalhar mais para cumprir a sua função de filtração do sangue. Para descobrir qual o verdadeiro impacto da diabetes na saúde renal siga por aqui: 

artigo

333.

Qual a influência da diabetes na saúde dos rins?

Estas doenças renais são muitas vezes detetadas pela presença de glicose na urina. A glicosúria é o termo utilizado para descrever esta situação. Como essa presença pode ocorrer na diabetes, o seu significado está bem explicado aqui: 

artigo

292.

O que significa ter glicose na urina?

Doença renal: uma complicação da diabetes

Não é por acaso que a doença renal é uma das complicações mais comuns da diabetes. A sua prevalência rivaliza com várias outras complicações, também importantes. Acha que as conhece a todas? Teste aqui: 

quiz

209.

O que sabe sobre as complicações da diabetes?

A avaliação da função renal faz-se através de análises ao sangue e urina. Por isso, há várias análises importantes que o médico costuma pedir ao doente para fazer. Mas o que significam? E quais os valores de referência que é preciso ter controlados? Explicamos isto num artigo pensado para essa necessidade: 

artigo

328.

Valores na doença renal: compreender termos e análises

Sabia que a diabetes, associada a vários anos de evolução ou a um mau controlo glicémico, pode danificar os vasos sanguíneos do rim e, consequentemente, o seu funcionamento? Neste artigo tentamos explicar o contexto da doença renal diabética:

artigo

236.

Doença renal diabética: o que é?

Com a evolução da doença, muitos diabéticos desenvolvem um problema crónico e grave chamado doença renal crónica. Apesar de nem todos os doentes irem desenvolver esta complicação, é muito importante que apostem na sua prevenção. Para começar, há que saber como:  

artigo

259.

Existe uma relação entre diabetes e doença renal crónica?

Saúde do rim: prevenir é preciso

Mais do que apenas adotar hábitos preventivos numa fase tardia, pode começar já a adotar medidas para evitar o aparecimento das doenças renais. Da redução do consumo de sal, passando pela alteração dos hábitos tabágicos, há muito que pode fazer para bem suceder nesta demanda: 

artigo

272.

Prevenir a doença renal na diabetes

Além das doenças renais, um dos problemas que doentes diabéticos mais manifestam são as infeções do trato urinário. Na senda da prevenção, mais um artigo que o irá ajudar a manter o seu rim saudável: 

artigo

360.

Como prevenir infeções urinárias

Por fim, para falar com quem partilha as suas preocupações, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte