Biblioteca 365º: diabetes e saúde cardiovascular
Navegue pela nossa Biblioteca 365º para encontrar os vários artigos que temos publicados sobre a diabetes e saúde cardiovascular.
A Biblioteca 365º é a nova rubrica que reúne os principais artigos sobre um tema específico associado à diabetes. Assim, estas colecções de artigos vão ajudá-lo a encontrar mais facilmente os artigos que procura e a compreender cada temática.
Saúde cardiovascular
Entre as complicações que podem surgir ao longo do tempo com a diabetes, as que afetam a saúde cardiovascular têm sido cada vez mais destacadas. Isto acontece, afinal, porque não só é cada vez mais importante desmistificar de que forma se relacionam, mas também porque, por outro lado, as doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de morte em todo o mundo.
Navegue pela nossa Biblioteca 365º para encontrar os vários artigos que temos publicados sobre a diabetes e saúde cardiovascular.
Saber mais sobre a diabetes e saúde cardiovascular
Para compreender como a diabetes pode afetar a saúde cardiovascular é preciso, primeiramente, começar por falar na aterosclerose: ou seja, o processo responsável obstrução dos vasos sanguíneos que pode levar a complicações mais graves. Sabe-se que a diabetes influencia a aterosclerose e, por isso, convidamo-lo a perceber melhor este conceito e a sua relação com a diabetes.
Aterosclerose e colesterol
Em primeiro lugar, ao falar em aterosclerose não poderíamos deixar de abordar igualmente o colesterol, dado que participa neste processo. Como a diabetes tipo 2 está associada ao estilo de vida, muitas vezes além da glicemia há uma elevação dos valores de colesterol. Siga o link abaixo e saiba o que é o colesterol e o que significam os diferentes tipos.
Quando falamos na relação entre diabetes e saúde cardiovascular, o conceito mais ouvido é o de risco cardiovascular. Porquê? Qual a relação entre a diabetes e o risco cardiovascular? E o que significa esse risco? Num dos nossos vox pop fomos saber o que acham os portugueses e neste artigo trazemos-lhe a resposta:
Teste os seus conhecimentos
Agora que já sabe um pouco mais sobre o que é esse tal risco e começa a entrar no mundo que liga a diabetes à saúde cardiovascular, convidamo-lo a testar os seus conhecimentos. Siga o link abaixo e responde ao nosso quiz!
Hipertensão arterial
Um dos fatores que aumenta o risco cardiovascular é a hipertensão arterial. E infelizmente, não só este problema se relaciona também com a diabetes, como tem um impacto negativo na saúde cardiovascular. Leia este artigo da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e profunde os seus conhecimentos.
Prevenção cardiovascular
Um risco cardiovascular elevado significa que há uma maior probabilidade de ter complicações como, por exemplo, o enfarte do miocárdio. Na diabetes, a probabilidade de um enfarte é 2 vezes maior do que numa pessoa sem a doença. Siga o link abaixo para saber mais e continue até ao final da biblioteca para ler sobre a prevenção cardiovascular.
Insuficiência cardíaca
Entre as várias doenças cardiovasculares, a insuficiência cardíaca é considerada um problema crescente de saúde pública. Isto é, as estimativas apontam para que cerca de 45% das pessoas com diabetes tenham esta doença. Saiba o que é a insuficiência cardíaca e o que a liga à diabetes:
Complicações vasculares
O impacto cardiovascular da diabetes não só pode afetar órgãos importantes do organismo, como trazer sintomas e complicações associadas aos vasos sanguíneos propriamente ditos. Leia o seguinte artigo para conhecer as complicações vasculares da diabetes:
Como prevenir as complicações cardiovasculares?
No artigo que se segue explicamos o que pode fazer para prevenir as complicações cardiovasculares, com o devido acompanhamento e conhecimento do seu médico. Mudar de hábitos e experimentar novas estratégias não é fácil, mas não desista!
A prevenção, seja nas complicações cardiovasculares ou noutras complicações, começa sempre por garantir que os valores de glicemia se mantêm sob controlo durante o maior período de tempo possível. Clique no link abaixo para ler sobre a importância do controlo glicémico para o seu bem-estar.
Pratique exercício físico
E para manter a glicemia sob controlo, não poderíamos deixar de falar no exercício! Sabia que fazer exercício físico na diabetes tipo 2 aumenta a sensibilidade do organismo à insulina e ajuda-o a diminuir a glicemia? Leia mais sobre os vários benefícios do exercício físico:
A alimentação, um pilar no tratatamento da diabetes é também fundamental para prevenir as doenças cardiovasculares. Cuide do seu coração e comece por saber como pode reduzir o consumo de sal na cozinha com a nossa galeria de dicas: