video
imprimir

Explicador: Como interpretar os valores de glicemia?

Depois de aprender a medir a glicemia sozinho, os problemas e as dúvidas vêm muitas vezes depois: como interpretar os valores? É sobre isso que vamos falar hoje.

Patrocinado por

Bem-vindo ao nosso Explicador, a rubrica na qual especialistas explicam e mostram os principais conceitos na diabetes. Hoje, a Enfermeira Sónia Nair vai explicar-nos como interpretar os valores de glicemia. Veja o vídeo!

 

Se já sabe a importância de medir a glicemia e conhece passo a passo como o fazer, talvez as dúvidas estejam no passo seguinte. Afinal, como interpretar os valores de glicemia? Vamos por partes.

Aprender a interpretar os valores de glicemia

Após fazer as medições da glicemia capilar, é essencial interpretar os valores e perceber se estão dentro do objetivo proposto pela sua equipa de saúde. Além disso, é crucial verificar de que modo a sua alimentação, atividade física ou medicação estão a afetar os seus níveis de açúcar no sangue.

 

Interpretar os valores de glicemia e tentar perceber porque surgiu um valor mais alto ou mais baixo pode ajudá-lo a perceber melhor como o seu corpo funciona. Além disso, ajuda-o a perceber como ajustar os elementos do tratamento. Ajuda-o também a procurar padrões nos seus resultados e a identificar as causas. Assim sendo, se tiver uma hipoglicemia ou uma hiperglicemia, sempre no mesmo horário, deverá tentar encontrar e corrigir a causa.

video

461.

Explicador: Como prevenir a hipoglicemia?

Mas quais são os valores de glicemia pretendidos?

 

Na maioria das pessoas, os valores da glicemia devem situar-se entre 80 – 130 mg/dL em jejum e inferior a 180 mg/dL, 2 horas após as refeições. Ainda assim, tenha atenção que estes objetivos podem não ser iguais para todas as pessoas. Atendendo a alguns fatores como a idade, a existência de outras doenças ou os anos de evolução da diabetes, o médico deverá definir os objetivos para cada pessoa. Esclareça sempre com o seu médico quais os valores que deve obter nas medições ao longo do dia, bem como estratégias a adotar em função do valor.

 

A pessoa com diabetes deve tentar aproximar-se o mais possível dos seus objetivos para prevenir ou retardar as complicações da diabetes.

 

Será que devo registar os meus valores?

 

Sim, é importante registar os seus valores. Isto porque com um registo não só terá uma perspetiva melhor, como a sua equipa poderá analisar os valores. Poderá fazê-lo num livro de registos ou usar uma aplicação de gestão da diabetes que comunique com o seu medidor.

 

É muito importante que leve sempre consigo os registos para a consulta da diabetes. Assim, em conjunto com a sua equipa, estes poderão ser melhor analisados para perceber que estratégias o podem ajudar a melhorar a gestão da diabetes.

 

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Ascensia Diabetes Care

video
imprimir
anterior seguinte