video
imprimir

Explicador: Quais as porções dos alimentos certas?

Na diabetes, a alimentação pode ser uma aliada… mas também uma inimiga. Isto porque é preciso um grande cuidado na gestão das escolhas, da diversidade e de algo muito importante: as porções. Afinal, como saber se está a comer a quantidade certa?

Patrocinado por

Eis mais uma edição do nosso Explicador, uma rubrica na qual especialistas explicam e demonstram os principais conceitos de base na diabetes. Desta vez, o foco volta-se para a alimentação: afinal como saber se estamos a comer as porções dos alimentos certas? A Dra. Magda Serras, nutricionista, explica tudinho em vídeo!

Quais as porções dos alimentos certas?

A personalização de um plano alimentar não é fácil. Por um lado, porque é preciso ter em conta as patologias e circunstâncias de cada pessoa. E, por outro lado, porque a alimentação é uma gestão muito pessoal que deve ser feita em casa por cada pessoa. E, naturalmente, em casa começam as dúvidas: estarei a escolher bem? Estarei a colocar no prato as porções dos alimentos certas?

 

De acordo com a Dra. Magda Serras, tudo se torna mais simples se pensarmos que a porção «está connosco». É isso mesmo, mas do que falamos? Do seu punho: a melhor medida para saber a quantidade que deve colocar no prato:

 

 

  • Qual a quantidade a consumir de hidratos de carbono? Sensivelmente a que corresponde a um punho fechado.

 

  • E de fruta? A que couber dentro da nossa mão fechada.

 

  • Mas e quando falamos na carne ou no peixe? Neste caso, deve ser mais ou menos o correspondente à nossa mão estendida (vista a 3 dimensões). Ou seja, até o corte da carne ou do peixe deve corresponder à altura da mão.

 

  • Legumes e vegetais… uma mão cheia deles? Duas! Isto é, deve consumir o equivalente ao que cabe nas suas duas mãos juntas.

 

  • E já agora, quanto se pode usar de azeite? Só uma falange do dedo!

 

Isto de usar a mão não foi muito claro para si? Então há que ver o vídeo da Dra. Magda acima, onde tudo está explicadinho até com esquemas que deixam tudo mais claro.

 

Agora mãos à obra na personalização da sua alimentação lá em casa!

artigo

167.

Crianças e alimentação saudável: tarefas na cozinha

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

 

video
imprimir
anterior seguinte