Pub
Pub
artigo
imprimir

HbA1c, o indicador do controlo glicémico

Através da percentagem de hemoglobina A1c é possível saber os valores médios de açúcar no sangue (glicemia) durante os últimos 2-3 meses.

A hemoglobina A1c (também conhecida como hemoglobina glicosilada,  glicada ou HbA1c) é um excelente indicador do controlo da diabetes. Porquê? É que através da percentagem de hemoglobina A1c é possível saber os valores médios de açúcar no sangue (glicemia) durante os últimos 2-3 meses.

 

Segundo a APDP, para quem tem diabetes, a avaliação da hemoglobina glicada é muito importante. Por isso, entre as análises de rotina será talvez a mais relevante. Isto porque proporciona uma visão global do controlo da diabetes, da necessidade de ajustes no tratamento, bem como do risco que tem de vir a sofrer complicações tardias da diabetes.

 

De acordo com estudos realizados para a diabetes tipo 2 (UKPDS) e para a diabetes tipo 1 (DCCT), baixar o valor de hemoglobina A1c pode reduzir o risco de complicações da diabetes. Uma redução de 1% na Hb1Ac representa uma redução de 25% no risco de complicações da diabetes.

 

Quando fazer a avaliação da hemoglobina A1c?

Conhecer o valor da sua HbA1c poderá ajudá-lo igualmente a compreender melhor o seu controlo da diabetes e a prevenir complicações, mas lembre-se de que, contudo, a realização e análise deste parâmetro deverá ser discutida com a sua equipa de saúde. Assim, conforme a situação clínica da pessoa deve ser feita entre 2 a 4 vezes por ano e não substitui, no entanto,  as medições de glicemia.

 

O que significa o meu valor de HbA1c?

HbA1c <6,5% 

Significa um ótimo controlo da diabetes. É aconselhável, ainda assim, ter cuidado em prevenir situações de hipoglicemia.

 

HbA1c 6,5% – 7,5% 

Significa um razoável controlo da diabetes. É aconselhável manter o seu tratamento, detetando aspetos a melhorar.

 

HbA1c 7,5% – 8,5% 

Significa um controlo menos bom da diabetes. Por isso, é aconselhável uma revisão do tratamento com a sua equipa de saúde e também uma autoavaliação para melhorar o seu controlo.

 

HbA1c >8,5% 

Significa um controlo insuficiente da diabetes. Isto é, há o risco de aparecerem as complicações da doença.É fundamental  aconselhar-se com a sua equipa de saúde para melhorar estes valores.

 

HbA1c >10% 

Significa um mau controlo da diabetes, o que aumenta o risco de complicações da doença. Deve aconselhar-se com a sua equipa de saúde assim que possível para melhorar estes valores.

 

video

13.

Acha que sabe o que é a diabetes?

Fontes

Referências

  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)
artigo
imprimir
anterior seguinte