Pub
Pub
video
imprimir

O consumo de álcool influencia a diabetes?

O álcool é um convidado assíduo de festividades como a passagem de ano, mas o que será que sabem os portugueses sobre a influência do álcool no controlo da diabetes? Venha descobrir.

Quem tem diabetes ouve vezes sem conta que o estilo de vida e a alimentação saudável são fundamentais para o controlo dos níveis de glicemia, pelo que é natural surgir a questão: será que o consumo de álcool influencia o controlo da diabetes?

 

A resposta não é simples, mas é definitivamente sim. No entanto, isto não significa que não pode consumir bebidas alcoólicas: deverá fazê-lo conscientemente e, sobretudo, sabendo as implicações que tem para a saúde.

 

O álcool poderá fazer com que os níveis de glicemia subam ou desçam abaixo do recomendado. Antes de consumir bebidas alcoólicas pergunte ao seu médico se é seguro para si e faça-o apenas quando tem a diabetes e os níveis de glicemia bem controlados.

 

O metabolismo do álcool por si mesmo, não origina glicose. Contudo, as substâncias que origina são nefastas para o organismo, o que faz com que este tente imediatamente ver-se livre do álcool.

O álcool, os hidratos de carbono e as calorias

O álcool por si mesmo, puro, não tem calorias. No entanto, há bebidas, como a cerveja e os licores, que são ricas em hidratos de carbono que irão influenciar os níveis de glicemia. Ainda que possa escolher opções com poucos hidratos de carbono, tenha em mente que as bebidas alcoólicas geralmente são ricas em calorias, o que será negativo para quem procura controlar o peso (um fator de risco para o desenvolvimento da doença que influencia negativamente a sua gestão).

artigo

32.

As várias formas de medição da glicemia

Os efeitos do álcool no organismo

Além de poder afetar o controlo do peso corporal, o álcool estimula o apetite e afeta o julgamento da pessoa, fazendo com que seja mais fácil fazer escolhas alimentares pouco saudáveis. Além disso, o álcool pode aumentar os níveis de triglicéridos, de pressão arterial, bem como potenciar o desenvolvimento de outras complicações para a saúde. 

Recomendações para quem tem diabetes

Se tem diabetes, na hora de consumir bebidas alcoólicas tente seguir estas recomendações:

 

  •     Não beba bebidas alcoólicas de estômago vazio: acompanhe com algo para comer;

 

  •     Evite consumir bebidas alcoólicas após a prática de exercício físico.

 

  •     Beba devagar, de forma a conseguir perceber ao certo os efeitos que o consumo está a ter sobre o seu organismo;

 

  •     Se receia uma hipoglicemia, não deixe de ter por perto o seu medidor de glicemia;

 

  •     Evite as bebidas açucaradas ou que contêm hidratos de carbono;

 

  •     Tenha consigo algum elemento que identifique que é diabético;

 

  •     Beba água antes de se deitar e no dia seguinte e não deixe de tomar o pequeno-almoço para evitar uma hipoglicemia tardia;

 

  •     Atenção: o glucagon (tomado para contrariar a hipoglicemia) é uma hormona que promove o aumento dos níveis de glicemia, produzida também pelo organismo. Mas esses mecanismos do organismo são afetados pelo consumo excessivo de álcool, pelo que o glucagon poderá não funcionar.
quiz

26.

Que alimentos evitar na diabetes?

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • WebMD

  • American Diabetes Association (ADA)

  • Canadian Diabetes Association (CDA)

video
imprimir
anterior seguinte