O papel das fibras na alimentação do diabético
Fibras são elementos indispensáveis a uma alimentação saudável. Para os diabéticos isto ainda é mais assim. Porquê? Venha daí que vamos tentar explicar.
Fibras: já ouviu falar, certo? Sabia que as fibras são um elemento indispensável na alimentação de um diabético? Hoje vamos descobrir os seus benefícios e como pode integrá-las na sua dieta.
O que são fibras?
As fibras são um tipo de hidrato de carbono, de origem vegetal.
Ao contrário dos outros hidratos de carbono, não são digeridas e transformadas em moléculas mais pequenas. Pelo que atravessam o trato digestivo praticamente intactas. Desempenham um papel indispensável na dieta, quer no funcionamento da digestão, na manutenção do peso, no controlo dos níveis de colesterol e no controlo glicémico.
Tipos de fibras?
Existem dois grandes tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis.
As fibras insolúveis estão presentes em certos cereais, hortaliças e verduras. São responsáveis por manter o trânsito intestinal a funcionar. Graças às suas características, tornam as fezes mais macias, prevenindo a obstipação. Também são essenciais para a saúde do intestino, na medida em que facilitam a proliferação de bactérias «boas», presentes na flora intestinal habitual.
Quanto às fibras solúveis, encontramo-las nas frutas, leguminosas, nos farelos e sementes. Estas fibras têm a capacidade de prolongar o tempo de absorção dos nutrientes. Como tal, acabam por atrasar a absorção do açúcar, promovendo um controlo mais sustentado da glicemia e uma maior sensação de saciedade. Também diminuem a quantidade de colesterol «mau» absorvido, tendo um papel importante na hipercolesterolemia (níveis aumentados de colesterol no sangue).
Nota importante: se aumentar o consumo de fibra, deve aumentar o consumo de água! A água é, por si só, um elemento central na alimentação e na saúde. Quando falamos de fibras, não podemos deixar de reforçar o papel da água no seu funcionamento. Para as fibras fazerem o seu papel, é necessário manter-se hidratado!
O papel das fibras na diabetes
Na diabetes, a dieta equilibrada é fundamental para manter a doença controlada. Se não mesmo o ponto mais importante. As fibras são um aliado chave. Além de promoverem a saciedade e, desta forma, ajudarem na manutenção do peso, atrasam a absorção dos açúcares no organismo.
Ao retardarem a entrada da glicose no sangue, impedem uma subida abrupta dos valores de glicemia, ou seja, uma hiperglicemia. Ao tornarem essa subida mais gradual e sustentada, permitem que a insulina (seja a nossa própria insulina ou insulina dada externamente) tenha mais tempo de trabalhar, ajudando a que se mantenha um controlo glicémico.
Além disso, o seu consumo ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue, principalmente o colesterol «mau» (o chamado colesterol LDL). Numa pessoa com diabetes, os níveis de colesterol querem-se especialmente baixos, para evitar complicações cardiovasculares.
Alimentos ricos em fibra
Devemos consumir entre 25 a 35 g de fibras na nossa dieta diariamente. A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda:
- Optar por pão escuro ou integral, em vez do pão branco (com farinha pobre em fibras).
- Escolher cereais de pequeno-almoço ricos em fibra e não açucarados.
- Comer fruta em vez de sobremesas doces.
- Incluir sopa de legumes às refeições.
- Preferir as versões integrais dos acompanhamentos (arroz e massa).
- Consumir leguminosas e saladas como acompanhamento nas refeições.
Mantenha uma dieta saudável e equilibrada. E já sabe, junte-se à comunidade Diabetes 365º para estas e outras informações.
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)
Direção-Geral da Saúde (DGS)