Pub
Pub
artigo
imprimir

Obesidade: os tipos, sintomas e tratamentos

65% da população mundial reside num país onde a obesidade mata mais do que o peso insuficiente. Porquê?

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, 65% da população mundial reside num país onde a obesidade mata mais do que o peso insuficiente. Segundo a mesma fonte, a faixa etária da população mais afetada está entre os 45 e os 74 anos e talvez não saiba igualmente que 1,4 milhões de portugueses com 18 ou mais anos sofre desta doença. Explicamos-lhe tudo o que deve saber sobre obesidade.

Obesidade: o que é afinal?

Consiste na acumulação anormal ou excessiva de gordura que resulta, muitas vezes, de um consumo exagerado de alimentos sem o correspondente aumento de atividade física.

 

Os vários tipos de obesidade

 

  • Ginoide: neste caso, a gordura acumula-se da cintura para baixo (corpo em pêra). É a mais comum nas mulheres.
  • Androide: significa que a gordura acumula-se na cintura e zona superior do tronco (corpo em maçã). É a mais comum nos homens.

 

Quais principais causas

 

Trata-se de uma doença multifatorial. Isto é, envolve fatores metabólicos, endócrinos, fisiológicos, ambientais, sociais e psicológicos) e resulta de um desequilíbrio entre o aporte calórico e o gasto energético em indivíduos geneticamente suscetíveis.

 

Os grandes riscos para a saúde

 

  • 44% dos casos de diabetes
  • 23% das doenças isquémicas do coração
  • 7 a 41% de certos tipos de cancro

 

… são atribuídos ao excesso de peso e à obesidade.

 

A gordura acumulada no abdómen é considerada a mais perigosa, isto porque aumenta a probabilidade de:

 

Tipos de tratamentos que existem

 

Além de intervenção dietética, o tratamento inclui igualmente a prescrição de atividade física, modificação comportamental, assim como terapêutica farmacológica.

artigo

A diabetes e o ginásio: os cuidados a ter

  • Fármacos

A terapêutica farmacológica é indicada quando as alterações ao estilo de vida não resultam na perda de pelo menos 5% do peso em 3 a 6 meses. Em Portugal, estão disponíveis dois tipos de fármacos – orlistato e liraglutido.

 

  • Cirurgia bariátrica

Já a cirurgia bariátrica está indicada em doentes com IMC igual ou superior a 40 ou IMC igual ou superior a 35 com pelo menos uma comorbilidade associada (como por exemplo diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial, entre outras). As técnicas mais realizadas são o bypass gástrico e o sleeve gástrico.

 

Como prevenir a obesidade

 

De acordo com a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade estas são, então, as medidas que deve adotar:

  • Reduza a ingestão de gorduras e açúcar;
  • Aumente o consumo de fruta e vegetais.
  • Evite o consumo de álcool e refrigerantes e beba água.
  • Faça 150 minutos por semana de atividade aeróbia moderada (como caminhar a passo rápido) e dois ou mais treinos de fortalecimento muscular.

 

Será que é obesidade? Saiba como calcular o seu IMC

 

A obesidade corresponde a um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30. O IMC calcula-se dividindo o seu peso pela sua estatura ao quadrado.

 

Obesidade infantil em Portugal

 

Sabia que Portugal é o quinto país europeu com mais crianças obesas ? 12,7% das crianças entre os 2 e os 10 anos. Esta pode ser a primeira geração a viver menos do que os pais.   

Referências
  • Revista Prevenir

artigo
imprimir
anterior seguinte