Os 5 melhores frutos secos para a diabetes
Os frutos secos são excelentes aliados no controlo da fome e uma alternativa saudável a snacks com elevados teores de açúcares e gorduras. Mas quais são os melhores frutos secos para a diabetes? Conheça os benefícios e descubra as melhores escolhas para quem tem diabetes.
A categoria de alimentos a que chamamos frutos secos compreende os oleaginosos (avelãs, amêndoas, nozes, pistáchios, pinhões, por exemplo) e os frutos sujeitos a desidratação (ameixas, alperces e figos secos, passas de uva). Todos são mais calóricos do que a fruta normal. Por um lado, a fruta desidratada é a mais calórica porque apresenta uma maior concentração de açúcares, resultante da perda de água e vitaminas no processo de desidratação. Por outro lado, os frutos secos oleaginosos apresentam um elevado teor de gorduras (cerca de 60% da composição total).
Entre as 2 subcategorias, os frutos oleaginosos possuem benefícios nutricionais mais evidentes pois, apesar de ser «gordurosos», as gorduras que os compõem são insaturadas (principalmente ómega-3 e ómega-6). Os ómegas-3 combatem a inflamação responsável pelo aparecimento de várias doenças, contribuem para o equilíbrio do sistema nervoso e são úteis útil na prevenção das doenças cardiovasculares. Ou seja, podem ajudar a combater algumas das principais complicações presentes nos doentes diabéticos. Em segundo lugar, os frutos secos são ricos em vitaminas antioxidantes (principalmente vitamina E), minerais (cálcio e sódio, entre outros), e fibra, que ajudam a controlar a fome e favorecem o trânsito intestinal.
Não hesite a integrar esses superalimentos na sua dieta, mas faça sempre atenção a os consumir em moderação e favoreça, sempre que possível, as versões não processadas (sem adição de sal ou açúcares).
Em primeiro lugar, é necessário que saiba que alguns são melhores do que outros para quem sofre de diabetes. Então, eis aqui o nosso top 5 para uma dieta saudável para a diabetes:
Science Daily
Parham M, et al., 2014.
Li S-C, et al., 2011.