Pub
Pub
artigo
imprimir

Pé diabético e calçado: saber escolher

Longe da vista, longe do coração? Os pés estão geralmente «escondidos» dentro do calçado. E os pés de uma pessoa com diabetes têm características que podem deixar passar despercebidas lesões. Nesta luta diária, a escolha do calçado adequado surge como uma ferramenta no combate à prevenção do pé diabético.

Os pés são uma das zonas mais vulneráveis do corpo no que toca à diabetes. No entanto, as complicações da doença (pé diabético, amputações, etc.) podem ser evitadas ao tomar certos cuidados. Um deles é a escolha do calçado. Este artigo serve como um guia para a escolha adequada.

Prevenir agora para não remediar mais tarde

As complicações da diabetes provocam diminuição da sensibilidade (neuropatia) e da irrigação sanguínea, problemas de cicatrização e aumento do risco de infeção. Por estes motivos, a prevenção de feridas a nível dos pés é de extrema importância, pois qualquer ferida, por mais pequena e inofensiva que pareça, pode tornar-se bastante complicada e ter consequências dramáticas, como, no pior dos casos, a amputação de dedos ou do próprio pé.

 

Desta forma, a melhor opção é mesmo apostar na prevenção de feridas: examine os seus pés diariamente, mantenha hábitos de higiene adequados e cuide muito bem das suas unhas.

 

Tendo em conta que andamos a maior parte da nossa vida calçados, uma das melhores formas de prevenir lesões começa pela escolha do calçado adequado. O objetivo passa por ter um calçado confortável e largo, que proteja o pé, que não provoque qualquer tipo de pressão sobre o pé, e que deixe a pele transpirar.

As meias da pessoa com diabetes

Para falarmos de calçado temos, antes de mais, de falar de meias:

 

  • As meias devem ser de algodão ou de lã;
  • Deve trocá-las diariamente;
  • Use meias preferencialmente brancas ou de cor clara, de forma a detetar facilmente qualquer tipo de líquido ou sangue que advenha de uma ferida;
  • Tenha preferência por meias sem elásticos ou costuras e, caso tenham, calce-as com as costuras para fora;
  • Não use meias com remendos.

 

quiz

Acha que sabe como prevenir o pé diabético?

Guia do calçado ideal

Portanto, relativamente ao seu calçado, este deve reunir as seguintes características para proteger o seu pé:

 

  • O calçado deve ser largo e confortável; não deve ser apertado ou pontiagudo. Sapatos pontiagudos vão «encavalitar os dedos», fazendo com que as próprias unhas possam causar ferimentos nos dedos dos pés;
  • Escolha sapatos que sejam feitos de um material que permita a transpiração do pé, como o couro ou a lona;
  • Também pode optar por sapatos desportivos com sola de borracha, desde que sejam transpiráveis;
  • O sapato deve medir mais 1 centímetro de comprimento para além do dedo mais comprido;
  • O calcanhar do sapato deve ser firme. A sola, grossa. O tacão não deve ter mais de 2 a 4 centímetros de altura. Saltos altos não são recomendados;
  • O dorso do sapato deve ser alto, e que dê para apertar com cordões ou velcro, de forma a poder adaptá-lo para não ficar demasiado apertado e causar zonas de pressão;
  • Os sapatos devem ter palmilhas amovíveis, em que seja possível substituí-las por palmilhas personalizadas;
  • Sapatos fechados são os mais recomendados, pois protegem os pés de areias, pedras ou mesmo de batidas;
  • Quando comprar sapatos novos, experimente-os ao final da tarde, quando os pés estão mais inchados. A troca para os sapatos novos deve ser feita gradualmente, nas primeiras utilizações não os use mais do que 1 hora. A observação dos pés nestes dias deve ser ainda mais minuciosa;
  • Diariamente, antes de se calçar, inspecione cuidadosamente o interior dos seus sapatos com a sua mão.

Outros cuidados relativamente ao calçado

Outras recomendações passam sobretudo por:

 

  • Não caminhe descalço. O pé fica desprotegido contra choques ou queda de objetos, podendo também facilmente sofrer ferimentos ao pisar inadvertidamente objetos, pedras ou brinquedos, que possam estar no chão. Devido à diminuição da sensibilidade, pode inclusivamente sofrer queimaduras, ao pisar um solo mais quente, sem se dar conta;
  • Não utilize calçado sem meias. Pode ser difícil de imaginar, no Verão, mas a utilização de calçado sem meias pode eventualmente provocar zonas de fricção ou pressão que podem originar feridas. O uso de chinelos ou sandálias é desaconselhado.

 

Em caso de dúvidas, pode consultar um podologista para o ajudar na escolha acertada do tipo de calçado ou eventualmente encomendar palmilhas adaptadas às características do seu pé.

 

Posto isto, a vigilância quotidiana e os cuidados adequados com os seus os pés, juntamente com a escolha do calçado adequado, vão permitir-lhe manter os pés saudáveis e evitar possíveis problemas.

 

Lembre-se que é extremamente importante consultar o seu médico ou enfermeiro em caso de dúvidas relativamente aos cuidados com os pés ou no caso de detetar algum problema ou ferida, bem como fazer anualmente o rastreio do pé diabético.

 

Independentemente disso, e porque tudo isto pode parecer demasiada informação para decorar, preparámos um Guia de Cuidados Diários com o Pé Diabético que pode descarregar aqui, para imprimir ou para ter sempre à mão no seu smartphone.

 

Por fim, quer juntar-se à comunidade Diabetes 365º?

Referências
  • Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

  • Revista Portuguesa de Diabetes

  • American Diabetes Association

artigo
imprimir
anterior seguinte