Pub
Pub
artigo
imprimir

Sentir formigueiro pode ser da diabetes?

Tem formigueiros? Será que pode ser da diabetes? Hoje vai perceber se sim ou não.

Em Portugal, cerca de 3 milhões de pessoas têm diabetes ou pré-diabetes. Neste momento, estima-se que 20 a 25% das admissões hospitalares dos diabéticos aconteçam devido ao , onde os formigueiros podem ser um sintoma cardinal. 

 

O pé diabético corresponde aos diversos problemas do pé que ocorrem como complicação da diabetes. Quando o pé não é cuidado e vigiado adequadamente, podem ocorrer infeções, que em situações graves podem levar à necessidade de amputação. Assim, nos diabéticos, até uma pequena ferida no pé pode ser sinal de alerta.

 

Um dos sintomas de pé diabético podem ser os formigueiros. No entanto, uma das dificuldades é que os sintomas, inicialmente, podem não ser percetíveis. Por isso, é importante que os diabéticos façam um rastreio anual do pé diabético.

 

A hiperglicemia pode provocar danos nas terminações nervosas (neuropatia), o que leva à perda de sensibilidade nas extremidades (mãos, pernas e pés). Que se caracteriza, no início, por uma sensação de formigueiros e dor. Como consequência, a irrigação sanguínea das extremidades do corpo fica comprometida. Além disso, pode dificultar a cicatrização de feridas existentes nos pés e eventualmente conduzir ao aparecimento de úlceras, originando o pé diabético.

artigo

Neuropatia: o início de outras complicações

Formigueiro, um sinal importante de pé diabético

Em primeiro lugar, é muito importante estar atento a certos sinais e sintomas e saber quais os principais cuidados a ter com o seu pé diabético:

 

  • Sensação de queimadura, formigueiro ou dor nos membros inferiores;
  • Diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, frio ou toque;
  • Mudança na cor ou forma dos pés;
  • Aparecimento de bolhas, feridas, úlceras, calos infetados ou unhas encravadas;
  • Espessamento e alterações de cor nas unhas dos pés;
  • Pés inchados e com estrias vermelhas.

 

Cuidados a ter com o seu pé

 

O doente diabético ter alguns cuidados diários com os seus pés:

 

  • Observar os pés;
  • Escolher calçado com uma base larga, sem costuras interiores e bem ajustado ao pé;
  • A higiene dos pés (lavagem diária);
  • Após a lavagem, deverá aplicar um creme hidratante.

 

Em suma, a pessoa diabética pode sofrer de má circulação nos pés devido a danos dos vasos sanguíneos e pode vir a desenvolver pé diabético. Por norma, quando é sintomático já está numa fase avançada. Assim, se apresentar formigueiros nos pés (um dos sintomas cardinais de complicação do pé diabético), deve consultar o seu médico assistente. Além disso, para prevenir o aparecimento de formigueiros, deve manter uma higiene adequada do seus pés associada ao uso de um calçado confortável que o impeça de fazer feridas nos seus pés.

 

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Dynamed

artigo
imprimir
anterior seguinte