Pub
Pub
artigo
imprimir

Tenho diabetes, posso ser vegetariano?

A resposta a esta pergunta é, sim! Uma alimentação vegetariana, que tenha por base alimentos não processados, pode trazer benefícios à sua saúde, quer tenha ou não diabetes. Descubra mais acerca da dieta vegetariana e os seus benefícios.

Ser vegetariano, isto é, seguir o vegetarianismo implica a exclusão do consumo de qualquer tipo de carne, peixe, marisco ou produtos que contenham estes alimentos. Em contrapartida, integra o consumo de legumes, frutas, leguminosas, tubérculos e cereais integrais, podendo ser mais ou menos restritivo, e pode, ou não, significar a exclusão de ovos e lacticínios, em função do tipo de dieta vegetariana escolhida.

Se for vegetariano vou obter todos os nutrientes necessários?

Uma das principais preocupações quando se adota uma alimentação vegetariana é se estamos a consumir todos os nutrientes necessários. Na verdade, podemos ir buscar quase todos os nutrientes a alimentos de origem vegetal, incluído até as proteínas.

 

Alguns exemplos de alimentos com elevado teor em proteína são:

 

  • Nozes, sementes e respetivos cremes vegetais, por exemplo, como a «manteiga» de amendoim, amêndoa, caju ou tahini;
  • Leguminosas, como o feijão o grão e as lentilhas;
  • Bebidas vegetais como o «leite» de amêndoa ou soja;
  • Quinoa;
  • Tofu.

 

Por outro lado, o cálcio e o ferro podem ser encontrados nos seguintes alimentos:

 

  • Ovos;
  • Pão;
  • Cereais de pequeno-almoço (escolha a opção enriquecida com estes nutrientes e com menor teor de açúcar e sal);
  • Espinafres.

 

Pode inclusivamente consumir mais vezes estes alimentos e tentar incluir os mesmos numa alimentação não exclusivamente vegetariana, não só para diminuir a quantidade de produtos de origem animal ingeridos semanalmente, mas também para descobrir novos sabores.

Vou precisar de tomar suplementos?

A alimentação vegetariana pode fornecer quase todos os nutrientes necessários. Contudo, se tem uma alimentação vegana (que exclui todos os alimentos que tenham origem animal e seus derivados), pode existir necessidade de suplementação com vitamina B12. Embora já existam alimentos que podem ser incluídos na alimentação vegana, como a levedura nutricional ou algumas bebidas vegetais e cereais que são enriquecidos com esta vitamina.

 

Alguns grupos específicos, como as crianças e os idosos podem ter que considerar outro tipo de suplementos. Por isso, é importante que fazer um acompanhamento regular com o seu profissional de saúde.

Ser vegetariano e ter diabetes

Em geral, o consumo de hidratos de carbono é mais elevado quando temos uma dieta vegetariana. Contudo, se controlar as porções ingeridas, procurar alimentos com baixo índice glicémico e preferir alimentos integrais, pode, desta forma, controlar a diabetes, mesmo sendo vegetariano.

 

Além disso, é também muito importante controlar o consumo de gorduras, queijos com maior teor de gordura e frutos secos.

 

Quer tornar-se vegetariano?

 

Uma alimentação vegetariana, com base em alimentos não processados, particularmente, frutas, legumes, leguminosas e sementes demonstrou que pode ser benéfica no controlo de algumas doenças crónicas e na prevenção e manutenção da diabetes tipo 2. Pode, ainda, estar associada a menor propensão para hipertensão arterial, colesterol elevado e desenvolvimento de alguns tipos de cancro.

 

No entanto, isto não significa que todas as dietas vegetarianas, ou veganas são saudáveis. Para obter os benefícios, tem, como em qualquer outra opção de forma de alimentação, que limitar o consumo de alimentos processados, gorduras e açúcares. Assim sendo, na realidade, pode ter uma alimentação saudável sem precisar de ter uma dieta vegetariana.

 

Contudo, se está a pensar tornar-se vegetariano por motivos de saúde, de sustentabilidade ambiental ou, por exemplo, relacionados com a preocupação com a diminuição da crueldade animal, procure aconselhamento com o seu médico ou nutricionista. Nem sempre a transição para esta forma de alimentação é fácil e intuitiva, assim sendo, estes profissionais de saúde, poderão indicar qual a melhor forma de se adaptar a ser vegetariano, que se enquadre no seu estilo de vida, nos seus gostos e nas suas necessidades nutricionais.

artigo

155.

Receita: Lasanha de espinafres saudável

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Healthline

  • Diabetes UK

  • Pimentel D., et al., 2018.

artigo
imprimir
anterior seguinte