Como se faz o diagnóstico da nefropatia diabética?
Já ouviu (e leu aqui) falar de nefropatia, uma complicação da diabetes. Mas sabemos como se faz o diagnóstico da nefropatia diabética? Venha descobrir!
Ao focarmo-nos no diagnóstico da nefropatia diabética, convém antes estabelecermos o seguinte. 10% a 20% das pessoas com diabetes tipo 2 desenvolvem esta complicação. O tema ganha então uma importância de maior na gestão e control da doença.
Nefropatia diabética
A nefropatia diabética é uma das complicações microvasculares da diabetes mellitus. É uma das consequências da diabetes mal controlada, já que ocorre devido ao estado de hiperglicemia (açúcar aumentado no sangue) persistente. Com o passar do tempo, o mau controlo glicémico danifica os pequenos vasos sanguíneos dos rins, fazendo com que este fique doente e funcione pior. Com a progressão da doença, a nefropatia diabética pode inclusivamente evoluir para doença renal crónica ou até falência renal, com necessidade de diálise renal.
Como se diagnostica?
O diagnóstico precoce da nefropatia diabética é fundamental. Faz-se se, numa pessoa com diabetes, houver a presença de proteínas na urina. Numa pessoa com um rim saudável, não é suposto serem excretadas proteínas na urina, como tal, estas são um indicativo que existe lesão renal.
Para esta deteção, pode ser feita uma análise do sedimento urinário ou, mais frequentemente, a pesquisa de microalbuminúria (a albumina é um tipo de proteína) numa amostra de urina. Também é possível fazer o diagnóstico através do cálculo da razão albumina/creatinina na urina. Pode compreender melhor estes valores aqui.
O diagnóstico deve ser sempre suspeitado se já houver retinopatia diabética (isto é, lesão dos pequenos vasos dos olhos), pois é uma complicação microvascular, tal como a nefropatia diabética.
Rastreio de nefropatia diabética
O rastreio da nefropatia diabética é realizado através da pesquisa anual da microalbuminúria. Se tem diabetes, deve fazer esta análise, pelo menos uma vez por ano. Desta forma, promovemos o diagnóstico precoce, oferecendo tratamento e evitando o aparecimento de outras complicações.
É possível prevenir a nefropatia diabética?
Ao mantermos a diabetes controlada, estamos a prevenir o aparecimento de complicações, entre elas a nefropatia diabética. Desta forma, a melhor forma de evitar que se desenvolva a nefropatia diabética é manter os seus níveis glicémicos controlados. Para isso, deve:
- manter uma alimentação saudável;
- praticar exercício físico;
- cumprir a medicação;
- evitar hábitos nocivos, como o tabaco, álcool e excesso de sal na comida.
Junte-se à comunidade Diabetes 365º!
DynaMed
Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)