Pub
Pub
artigo
imprimir

Exercícios de yoga simples para fazer em casa

Deixe de lado as desculpas e comece hoje a fazer exercícios simples de yoga, onde quer que esteja e para onde quer que vá!

Gostaria de iniciar uma nova atividade ou experimentar alguns exercícios de yoga simples? É para isso que aqui estamos. Mais do que uma forma de se manter ativo, o yoga pode ajudar a controlar os valores de glicemia e a reduzir o stresse.

 

Em primeiro lugar, se é a primeira vez que pratica yoga ou se não está habituado a praticar exercício, aconselha-se calma e muita precaução. É sempre importante dialogar com o médico antes de iniciar uma nova atividade e encarar o exercício com calma. Ou seja: oiça bem os sinais do seu corpo! Poderá ainda medir a glicemia para conhecer melhor os efeitos do exercício sobre o seu organismo e, sobretudo, para garantir que mantém o controlo glicémico.

 

Comece por esticar o seu colchão de exercício. Não tem? Não há problema: basta dobrar uma manta, um cobertor ou uma toalha. Assim sendo, agora que está pronto, experimente estes exercícios de yoga, simples de fazer em casa ou em qualquer lugar!

Exercícios de yoga simples para fazer em casa
  • Exercícios de yoga simples para fazer em casa

    Pernas contra a parede!

    Sente-se com o lado direito encostado contra a parede. Balance as pernas para cima, ao longo da parede, enquanto se move para trás, para se deitar de costas. O seu corpo deve formar um ângulo de 90 graus contra a parede. Mantenha os ossos inferiores da pélvis o mais próximos possível da parede. Relaxe o pescoço, o queixo e a garganta. Estique bem os braços ao longo do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima. Permaneça nesta postura por 5 a 15 minutos. Solte, deslizando lentamente as pernas para baixo.

    1 / 3
  • Exercícios de yoga simples para fazer em casa

    E agora, toca a curvar para a frente.

    Sente-se com as pernas estendidas para a frente. Se necessário, pode colocar um suporte sobre os joelhos. Imagine que está a pressionar uma parede com os pés, de forma a que os dedos dos pés se inclinem na direção das canelas. Fixe-se aos ossos inferiores da pélvis, alongue a coluna e abra o centro do coração. Dobre os quadris à medida que se inclina para a frente. Caminhe com as mãos até alcançar os pés, parando quando chegar a uma posição confortável. O seu torno deverá dobrar-se na direção das suas pernas. Encoste o queixo ao peito e permaneça nesta posição durante até 3 minutos.

    2 / 3
  • Exercícios de yoga simples para fazer em casa

    Por fim, a «postura da criança»!

    Ajoelhe-se, certificando-se de que os joelhos estão à mesma largura do que os quadris. Deslize para trás, levando as nádegas até aos calcanhares. Estenda os braços à sua frente e deixe-os repousar ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima. Permaneça nesta postura até 5 minutos. Saia da posição, levantando-se até a uma posição em que esteja sentado.

    3 / 3
artigo

221.

Exercício físico: yoga e diabetes

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • Healthline
artigo
imprimir
anterior seguinte