video
imprimir

Explicador: Como tratar as hipoglicemias

No nosso último explicador desmistificámos o conceito de hipoglicemia e, por isso, chegou a hora de falarmos no que fazer para tratar. Acha que já sabe tudo? Confira no nosso vídeo.

Patrocinado por

Bem-vindo ao nosso Explicador, a rubrica na qual especialistas explicam e demonstram os principais conceitos na diabetes. Hoje vamos falar sobre como tratar as hipoglicemias. Preparado para assistir ao que a Enfermeira Sara Pinto tem para nos mostrar hoje? Vamos a isso.

 

Lembra-se do que falámos no nosso último explicador? A hipoglicemia ocorre quando os valores de açúcar do sangue baixam para valores inferiores a 70 mg/dL. Quando isto acontece é preciso agir, mas antes de mais é preciso saber qual o tipo de hipoglicemia.

As hipoglicemias são todas iguais?

Não. E a diferença tem, sobretudo, que ver com o impacto da hipoglicemia na capacidade de resposta da pessoa. Assim sendo, as hipoglicemias classificam-se em 2 grupos:

 

  • Ligeiro a moderado: quando a pessoa em hipoglicemia consegue tratar-se a si própria.
  • Grave: quando surgem manifestações que impedem a pessoa em hipoglicemia de agir sozinha para reverter a situação.

 

Atenção! Lembre-se de que qualquer um dos tipos deve ser tratado imediatamente. E é sobre isso mesmo que vamos falar agora.

Como tratar as hipoglicemias

Como tratar se a pessoa estiver consciente?

 

Neste caso, deve em primeiro lugar avaliar a glicemia capilar. Se o valor for igual ou inferior a 70 mg/dL, prepare-se para agir de imediato! Deve, então, ingerir 3 pacotes de açúcar (equivalentes a 15 g de glicose) diluídos em água, ou em 150 a 200 mL de um refrigerante. Note que, porém, o refrigerante não pode ser light, diet ou linha zero. Em alternativa, poderá ingerir 15 g de glicose em shot, ou 3 a 4 comprimidos de glicose (glucotabs), ou mesmo uma colher de sopa de mel.

 

Cumpriu os passos anteriores? Assim sendo, espere 10 a 15 minutos e volte a testar a glicemia capilar. Se o valor se mantiver abaixo dos 70 mg/dL, deverá voltar a ingerir mais 15 g de glicose e esperar outros 15 minutos.

 

Já mediu e o valor está finalmente acima dos 70 mg/dL? Então está na hora de fazer uma ligeira refeição com hidratos de carbono de absorção média. Esta refeição deve incluir, por exemplo, pão, leites, iogurtes ou bolachas.

 

E se a pessoa estiver inconsciente?

 

Em primeiro lugar, teste a glicemia capilar da pessoa. Não dê nada pela boca e coloque a pessoa em posição lateral de segurança. Se os valores revelarem uma hipoglicemia, administre 2 a 3 pacotes de açúcar diretamente na bochecha. De seguida, chame o 112, explicando o sucedido.

 

Se tiver disponível glucagon no frigorífico, administre 1 mg por via subcutânea ou intramuscular. No entanto, só um cuidador experiente e com conhecimento deve fazer a administração.

video

420.

Explicador: Como devo guardar a insulina?

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

video
imprimir
anterior seguinte